quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cerimônia de premiaçâo dos 14 jogos estudantis acontecera nesta quarta feira


Acompanhado por alguns de seus auxiliares, o prefeito Ivan Lopes Júnior participará amanhã (09), às 20h, da cerimônia oficial de premiação dos vencedores da 14ª edição dos Jogos Estudantis do Assú. O torneio envolveu a participação de escolas municipais, estaduais e particulares. O acontecimento terá lugar ao recinto do Complexo Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu, de acordo com a informação prestada pelo secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos.

O campeonato escolar foi uma realização da Prefeitura Municipal. “O evento atestou o compromisso da administração municipal com o incentivo ao esporte como um todo”, registrou o secretário Luis Dailson Machado. As competições transcorreram nos locais definidos nas tabelas que foram entregues às delegações no período de 22 a 30 de maio. Nesta quarta-feira será realizada a cerimônia de entrega de troféus e medalhas aos atletas, técnicos e árbitros ouro, na câmara municipal.

No dia seguinte, 10 de junho, às 8h, será realizado um encontro de avaliação do evento, às 8h, na secretaria de Juventude, Esporte e Eventos. “Nossa administração possui um sério compromisso com o desporto de uma maneira em geral e é nossa disposição inabalável incentivar, apoiar e participar de todas as iniciativas neste sentido, porque vemos a atividade esportiva como instrumento de inclusão de crianças e adolescentes, ao mesmo tempo em que contribui para afastá-los de possíveis desvios sociais”, disse o prefeito Ivan Júnior.

O calendário dos 14º Jogos Estudantis do Assú foi iniciado dia 14 de abril e se prolongou até o dia 10 de junho. Segundo notícia repassada pelo secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luis Dailson Machado, o torneio estudantil envolveu a uma instrução dada pelo prefeito municipal. “Uma das diretrizes administrativas estabelecidas pelo prefeito é de que a atividade esportiva pode ser um importante canal de socialização para todos” observou o secretário.

Competição compreendeu um total de 11 modalidades esportivas
No dia 14 de abril ocorreu, na sede da Secretaria, a entrega do cronograma de atividades e regulamentos dos 14º Jogos Estudantis. O itinerário de inscrições se desenvolveu de 15 a 30 de abril. No dia 5 de maio foi realizado o Congresso Técnico voltado para as seguintes modalidades esportivas: futebol de campo, futebol society, futebol de areia, futsal, natação, queimada, vôlei de dupla, vôlei de quadra, xadrez, damas e atletismo. No dia 12 de maio, entre 7h e 12h, se verificou a distribuição de tabelas e crachás de identificação dos participantes da competição.
Foto – Premiação/Dailson Machado

Automóveis usados em propaganda móvel passarão por processo de cadastramento

Uma das primeiras ações dentro do propósito de disciplinar o volume dos veículos que atuam na propaganda móvel no município com o intuito de combater a poluição sonora será cadastrar todos os carros do gênero. Está sendo articulada também a confecção de uma espécie de selo que servirá para facilitar a identificação dos automóveis. Estes foram alguns dos encaminhamentos surgidos no encontro realizado na última sexta-feira (04) entre proprietários de carros de som e representantes da Prefeitura Municipal do Assú.

Representaram o poder público municipal neste encontro os secretários Clebson Elves Corsino de Melo (Planejamento e Coordenação Desenvolvimento) e Francisco de Assis Souto, Tê (Meio Ambiente). Os dois secretários afirmaram que o contato com os proprietários de carros de som foi importante por uma série de fatores. Primeiramente, objetivou dar ciência de um Decreto Municipal que trata dos limites de decibéis na veiculação sonora pública. Depois, colher opiniões e sugestões da própria classe para otimizar a prestação de serviço.

O secretário Clebson Corsino disse que será definida uma próxima oportunidade para dialogar com os proprietários de carros de som. Desta feita, a reunião deverá contar com a participação do comandante-geral do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Wellington Arcanjo de Morais, e a promotora de Justiça da comarca – com atribuição por sobre questões ambientais – Fernanda Bezerra Guerreiro Lobo. Nessa ocasião, conforme Tê, serão encaminhadas ações mais consistentes no sentido de combater o problema.

Agenda da Semana de Meio Ambiente incluiu plantio de árvores ornamentais
O secretário municipal de Meio Ambiente destacou que o acontecimento se inseriu dentro da programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente. “Nós aproveitamos o instante de registro da Semana do Meio Ambiente para provocar esta discussão e procurar encontrar uma alternativa para equacionar o problema do abuso de sonorização por parte dos carros de propaganda na cidade”, explicou Tê. Outra ação aconteceu com o plantio de 75 mudas de plantas ornamentais no interior do Cemitério Parque São Vicente de Paula, no conjunto Feliz Assú Pra Você. “Este trabalho também está dentro de um amplo projeto de arborização que pretendemos executar na cidade”, completou.
Foto – Tê/Poluição Sonora

Secretário projeta participação recorde de público durante o São João/2010

O São João de 2010 poderá registrar um número recorde de visitantes durante o período oficial de programação de 14 a 24 de junho em curso. Expectativa neste sentido é alimentada pelo secretário municipal de Turismo, Romildo de Queiroz Minervino. Ele afirma que, pelas projeções existentes, algo em torno de 30 mil pessoas deverá visitar o Assú durante a época junina. O secretário disse que seu prognóstico é baseado no total de pré-reservas e reservas de pousadas, hotéis e similares.

Romildo Queiroz declarou que, pelas informações que tem recebido de proprietários de tais estabelecimentos, praticamente todos estão com pré-reserva esgotada para o período da festa do padroeiro. “Este é um bom sinal de que poderemos contar com uma maciça participação de turistas e visitantes em geral durante a festa”, disse. O auxiliar da Prefeitura antecipou que a Secretaria está providenciando todo um material publicitário que será distribuído durante o período junino.

O secretário de Turismo adiantou que está sendo confeccionado todo um material – banner, folder, abanador – destacando algumas das principais instalações turísticas do município. Romildo Queiroz disse que a intenção é aproveitar o instante em que a cidade acolhe milhares de pessoas para ampliar a divulgação com referência ao potencial turístico do Assú. Ele adiantou que o material conterá uma pequena roteirização turística do município. A distribuição dos produtos gráficos deverá ocorrer no Almoço de São João.

Processo de montagem da estrutura central da festa começa a ser preparado
Já está sendo realizado o processo de montagem da estrutura na Praça São João, palco central do momento maior da festa do padroeiro. Além do itinerário religioso, o programa oficial será marcado por uma série de atrações musicais de expressão regional e nacional. O calendário de apresentações na estrutura central de palco, som e luz começará dia 16 e prosseguirá até o dia 24 deste mês. No elenco de atrações constam: Aviões do Forró, Forró do Muído, Garota Safada, Mastruz com Leite, Circuito Musical, Márcio Greyck, Ferro na Boneca e a dupla sertaneja Jorge & Mateus.
Fotos – Romildo Queiroz/São João

Geólogo representará município em seminário do Programa de Agentes Ambientais Voluntários

A Prefeitura Municipal do Assú se fará representada pelo geólogo Eugênio Fonseca Pimentel no 2º Seminário do Programa Agentes Ambientais Voluntários que acontecerá nesta quarta-feira (09), entre 9h e 13h, nas dependências do auditório da Floresta Nacional (Flona), do Instituto Chico Mendes de Conservação e Manutenção da Biodiversidade (ICMBio). O evento contará com a participação das demais entidades e instituições integradas ao programa.

O deslocamento até o local do encontro será realizado por meio de transporte que sairá às 8h30 defronte a sede do 55º Grupo de Escoteiros José Nazareno Fernandes. O ônibus permanecerá no local até o encerramento da programação. Eugênio Pimentel declarou que o Seminário é parte das atividades do programa. “É uma oportunidade para discussão e aprofundamento das questões referentes à ação de defesa ambiental feita pelos voluntários”, sintetizou.

O acontecimento poderá contar com a presença de representantes da Petrobras, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec). O Projeto de Avaliação do Programa é parte do convênio assinado entre a Petrobras, a Superintendência do Ibama no Rio Grande do Norte, a UFRN e a Funpec, no valor de R$ 2 milhões.

Os agentes ambientais voluntários atuam na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSEPT), Estação Ecológica do Seridó, Floresta Nacional de Nísia Floresta e Floresta Nacional de Açu, beneficiando os municípios de Macau, Guamaré, Galinhos, Assú, Pendências, Ipanguaçu, Porto do Mangue, Serra Negra do Norte, Caicó, Timbaúba dos Batistas, Jardim de Piranhas, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Goianinha, Arês e Senador Georgino Avelino.

Eficácia e eficiência do Programa serão objeto de análise durante encontro
O geólogo da Prefeitura Municipal do Assú frisou que o objetivo do Projeto é avaliar a eficiência e eficácia do Programa de Agentes Ambientais Voluntários, implantados pelo Ibama, como mecanismo de educação e sensibilização ambiental visando à participação comunitária no processo de decisão ambiental e como mecanismo de apoio ao planejamento e gestão de unidades de conservação. “É uma ação voluntária de grande importância no trabalho de conscientização com referência ao tema meio ambiente”, registrou o geólogo.
Fotos – Eugênio Pimentel/Agentes Ambientais Voluntários

Secretaria de Saúde inicia preparativos para “dia D” de vacinação antipólio

Por determinação do secretário Jader Torquato do Rego Neto já vêm sendo providenciados no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde os detalhes para a ocorrência de mais um dia ostensivo de vacinação pública em Assú. Trata-se do “dia D” da primeira etapa da campanha de imunização contra a Poliomielite (Paralisia Infantil) que acontecerá neste próximo sábado, dia 12 de junho. A vacinação transcorrerá entre 8h e 17h.

Paralelamente, o órgão prossegue com a vacinação contra a Gripa A-H1N1 (Gripe Suína) abrangendo todas as faixas etárias que se constituem em alvo da imunização. O secretário explicou que o órgão decidiu dar andamento à vacinação contra a Gripe Suína aproveitando o estoque vacinal que o órgão ainda dispõe. Outra finalidade é permitir que sejam atingidos os 80% de cobertura determinados pelo Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde transmitiu que, no sábado, serão ativados postos fixos distribuídos estrategicamente por todo o município como forma de facilitar o acesso à vacinação. Dentre essas unidades constarão os postos de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) e o próprio Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. O órgão calcula que aproximadamente cinco mil crianças entre zero e cinco anos de idade estarão aptas a serem vacinadas. O objetivo é alcançar 95% de cobertura.

Segundo estágio da campanha de vacinação está previsto para 14 de agosto
A campanha mobilizará todo o contingente de pessoal da Secretaria e, ainda, o corpo de Agentes Comunitários de Saúde. O calendário vacinal infantil já define para o dia 14 de agosto a segunda etapa da campanha antipólio em todo o território nacional. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças que forem aos postos de saúde poderão colocar em dia sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como a Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo B), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.
Foto – Campanha Antipólio/Jader Torquato

Prefeito e lideranças de Assú prestigiarão sanção presidencial à ZPE do Sertão

O prefeito Ivan Lopes Júnior liderará uma delegação do município que participará nesta quarta-feira (09), às 12h, no Centro de Convenções de Ponta Negra, na capital do Estado, da solenidade oficial de sanção presidencial ao projeto que cria a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na região – ZPE do Sertão. A sanção oficial, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi confirmada na agenda do chefe da Nação na visita ao Estado.

O prefeito municipal considera que a constituição da ZPE do Sertão será “um instrumento transformador para o Rio Grande do Norte e a região Nordeste”. Ivan Júnior declarou que com a sanção do presidente da República será dado um passo significativo com vistas a concretização do empreendimento. Por intermédio do Decreto nº 013, de 24 de julho de 2009, foi desapropriado legalmente o imóvel destinado à implantação da empresa-âncora do investimento.

O gestor municipal frisou que a ZPE do Sertão se caracterizará no maior projeto de investimento do Rio Grande do Norte. Explicou que, a partir da sanção presidencial, cria-se a obrigatoriedade para que o Governo do Estado tenha responsabilidade com a consolidação do projeto. A partir da publicação do ato presidencial, no Diário Oficial da União (DOU), também se abrirá o prazo para a constituição da empresa-âncora a qual caberá administrar a Zona de Processamento de Exportação.

ZPE será o canal por meio do qual os investidores se aproximarão da região
Na medida, Ivan Júnior ressaltou que a constituição da ZPE busca a promoção da diminuição das desigualdades regionais através do aumento das exportações e do ingresso de divisas internacionais por meio de incentivos fiscais. Aprovada pela Câmara Municipal, a Lei Complementar nº 037, do dia 2 de dezembro de 2009, criou na estrutura organizacional da Prefeitura alguns órgãos de apoio e assistência direta ao prefeito. O prefeito disse que a ZPE será a ferramenta por meio da qual os investidores estrangeiros poderão atuar na região.
Foto – Ivan Júnior/Brian Tipler

Lúcio FlávioSecretaria de Comunicação SocialPrefeitura Municipal do Assú(84) 9106-1440comunicacao@prefeituradoassu.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário