terça-feira, 1 de junho de 2010

Saúde Pública promove calendário de campanha vacinal até esta quarta-feira

A fim de manter a meta de atingir os 80% de cobertura em todos os públicos-alvos da campanha, vai ter prosseguimento até amanhã, quarta-feira (02), a vacinação contra as gripes Influenza A-H1N1 e Comum. De acordo com informação do secretário municipal de Saúde, Jader Torquato do Rego Neto, a prorrogação da campanha imunizatória atendeu uma orientação do Ministério da Saúde e deve-se essencialmente ao fato de os índices de cobertura estarem aquém do percentual estabelecido pelo órgão federal.

O secretário municipal disse que, em Assú, o patamar de cobertura vacinal se localiza estatisticamente bem acima da média nacional. “Mesmo assim temos que melhorar os índices em algumas faixas etárias como, por exemplo, no público entre 30 a 39 anos de idade e os idosos”, exemplificou. Jader Torquato frisou que, com a decisão do Ministério da Saúde de ampliar o calendário vacinal, as pessoas poderão se imunizar a próxima quarta-feira. “Ainda há resistência por parte de algumas pessoas que evitam se vacinar”, atestou.

Ele advertiu que, além de prorrogar a campanha imunizatória, o órgão federal decidiu incluir as crianças na faixa etária de dois a cinco anos de idade que não faziam parte do raio de ação original divulgado. Inicialmente, conforme o secretário de Saúde, essa faixa etária só receberia a dose da vacina contra a gripe suína no caso de possuir doença crônica. O Ministério da Saúde, na capital federal, estima que, com a inclusão das crianças nesta faixa etária, deverão ser aplicadas mais 10.800 doses da vacina em todo o território nacional.

Estatística exibe bom desempenho vacinal no contexto local

O secretário municipal de Saúde transmitiu que, em Assú, o retrospecto da campanha de vacinação contra a gripe suína apresenta um perfil positivo. Entre as crianças na faixa etária de seis meses a menos de dois anos de idade conseguiu-se alcançar os 100% de cobertura. Entre as gestantes em qualquer idade gestacional o índice de cobertura atingiu a marca de 65%. No público entre 20 e 29 anos de idade o percentual se aproxima dos 75% pontos. “Precisamos melhorar os níveis de vacinação entre os idosos – contra a gripe comum e a gripe suína – e no público entre 30 a 39 anos de idade”, reconheceu. A vacinação contra a gripe comum destina aos idosos também foi prorrogada e acontecerá normalmente também até amanhã.

Foto – Jader Torquato/Campanha de Vacinação

Prefeito e comitiva visitarão sede de empresa que implantará unidade fabril no município

Em companhia do secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Francisco Paulo de Morais, o prefeito Ivan Lopes Júnior será recebido nesta quarta-feira (02) por dirigentes da empresa Dulub Lubrificantes Ltda., para uma visita oficial à sede da indústria, no município de Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, Ceará. A empresa está encaminhando todos os procedimentos legais e burocráticos com o propósito de estruturar uma filial em Assú por todo o segundo semestre de 2010.

O exemplar do dia 1º de outubro de 2009 do Diário Oficial do Município (DOM), trouxe publicada cópia da Lei nº 290, de 8 de setembro daquele ano, assinada pelo prefeito Ivan Lopes Júnior e o secretário municipal de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra, oficializando a doação de uma área física para a implantação do citado empreendimento industrial no espaço desapropriado pela prefeitura com este objetivo. O imóvel rural, localizado às margens da BR-304, possui uma área total de três hectares.

Neste espaço físico a Dulub montará sua unidade fabril local com perspectiva de gerar 60 empregos diretos e cerca de 150 indiretos, conforme a projeção feita por seus dirigentes. A área total desapropriada pela Prefeitura para este e outros empreendimentos corresponde a 20 hectares. Por intermédio do exemplar de 14 de maio, do Diário Oficial do Estado (DOE), a Dulub deu ciência publicamente do encaminhamento com vistas ao processo de implantação sua sede na área doada pelo município.

Fábrica local produzirá aditivos e lubrificantes em geral

A empresa deu entrada no Pedido de Licença de Instalação no âmbito do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA/RN). A fábrica que se instalará em Assú atuará na produção de aditivos e lubrificantes automotivos, industriais e graxas. A solicitação é assinada pelo diretor industrial da Dulub, Raimundo Nonato Fernandes Júnior. O prefeito Ivan Júnior ressaltou que este passo significa o começo da materialização de um ousado projeto que é o de dotar o Assú de uma área exclusivamente industrial.

Foto – Ivan Júnior/Dulub

Lei garante cessão de imóveis para implantação de núcleos fabris em espaço público

Veiculada por intermédio do exemplar de sexta-feira (28) do Diário Oficial do Município (DOM), a Lei Municipal nº 312, do dia 26 de maio último, devidamente aprovada pela Câmara de Vereadores, outorgou direito ao prefeito Ivan Lopes Júnior para formalizar a doação de bens imóveis em consonância com a Lei nº 245, do dia 12 de dezembro de 2007. A Lei é assinada pelo chefe do Executivo e pelo secretário municipal de Governo, Ivan Pinheiro Bezerra.

O texto estabeleceu, em seu artigo primeiro, que o prefeito municipal fica autorizado a realizar a doação “em favor de empresas com atividade exclusivamente fabril”. Os terrenos pertencentes ao patrimônio público objeto de doação se localizam no primeiro Distrito Industrial Sandoval Martins de Paiva, situado na zona urbana da cidade. Todos os espaços já se encontram devidamente registrados por quadras, lotes e respectivas áreas.

O artigo segundo define que o empreendimento donatário tem prazo de dois anos para comprovar perante o poder público municipal a completa instalação e funcionamento da referida unidade produtiva. Expirado o mencionado prazo e sem que haja a efetiva utilização da área, o terreno será automaticamente revertido para o patrimônio público municipal, independentemente de qualquer indenização, visto se tratar de doação gratuita. A empresa não poderá dar destinação diferente ou alienar o terreno antes do decurso do período de dez anos, contados a partir da vigência da Lei.

O Parágrafo Único da Lei registra que, caso o donatário necessite oferecer o imóvel em garantia de financiamento, o procedimento será feito por hipoteca em segundo grau, em favor do município doador, a ser transcrita no Registro de Imóveis competente. As empresas contempladas com a doação de áreas no Distrito Industrial Sandoval Martins de Paiva são as mesmas que estão sendo trabalhadas numa parceria com a Hering, com o objetivo de montar unidades de produção têxtil. Em princípio elas se instalarão num galpão que está sendo remodelado com este fim, no interior do Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro.

Empreendimentos beneficiados atuam na área de produção têxtil

Os empreendimentos beneficiados com a doação de terrenos medindo 15 metros por 25 cada um, todos situados à Rua Coronel Ovídio Montenegro foram: R. Lopes da Cruz - ME, localizada à Rua 11 de Agosto, 274, centro (terreno nº 06); Emerson R. de s. Silva – ME, localizada à Rua 29 de Outubro, 04, centro (terreno nº 08); M. A. de Almeida - ME, localizada à Rua Desportista Nicácio Borges, 200, bairro Bela Vista (terreno nº 04); e, M. Dailson de Medeiros – ME, localizada à Rua Alice Wanderley, 510-A, bairro Dom Elizeu (terreno nº 02).

Foto – Unidade Têxtil/Paulo Morais

Prefeito Ivan Júnior prestigiará festa de premiação dos vencedores dos 14º Jogos Estudantis

Está confirmada a participação do prefeito Ivan Lopes Júnior à cerimônia oficial de premiação dos vitoriosos da 14ª edição dos Jogos Estudantis do Assú. A competição desenvolveu-se de 22 a 30 de maio último contando com o envolvimento de alunos-atletas e professores-monitores de um total de 14 estabelecimentos educacionais das redes públicas estadual e municipal e do setor privado de ensino local.

“O desporto se configura numa de nossas ações prioritárias”, declarou o prefeito em seu discurso quando da solenidade de abertura dos Jogos, dia 21 de maio. De acordo com informação do secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luis Dailson Machado, o ato oficial de premiação dos vencedores dos 14º Jogos Estudantis está confirmada para o dia 9 de junho, uma quarta-feira, às 19h30, nas dependências da Câmara Municipal.

Na oportunidade haverá a entrega solene de troféus e medalhas aos atletas, técnicos e árbitros “ouro”. No dia seguinte – 10 de junho – acontecerá, às 8h, na sede da Secretaria de Juventude, Esporte e Eventos, uma reunião de avaliação do torneio. O secretário Dailson Machado frisou que o calendário dos Jogos foi aberto dia 14 de abril. “Preliminarmente podemos afirmar que a análise é totalmente favorável sob todos os aspectos e pudemos contar com todo o apoio do prefeito Ivan Júnior que, mais uma vez, reafirmou seu compro9misso como desporto”, reforçou o auxiliar.

Os 14º Jogos Estudantis do Assú mobilizaram as seguintes modalidades esportivas: futebol de campo, futebol society, futebol de areia, futsal, natação, queimada, vôlei de dupla, vôlei de quadra, xadrez, damas e atletismo. A grande campeã dos Jogos foi a Escola Estadual Juscelino Kubitschek (EEJK) que alcançou a marca de 168 pontos. O estabelecimento escolar vice-campeão na classificação geral foi o Educandário Nossa Senhora das Vitórias (ENSV) com 110 pontos. A terceira colocação foi ocupada pelo Complexo Educacional Santo André (CESA) com 62 pontos.

Torneio esportivo escolar contou com 14 escolas participantes

O restante da classificação geral ficou da seguinte forma: 4º lugar, Escola Municipal Luiza de França (44 pontos); 5º lugar, Escola Estadual Professor Marcos Alberto de Sá Leitão (42); 6º lugar, Escola Caminho do Futuro (37); 7º lugar, Escola Estadual Poeta Renato Caldas (35); 8º lugar, Escola Estadual Tenente-Coronel José Correia (26); 9º lugar, Escola Municipal Nair Fernandes Rodrigues (26); 10º lugar, Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra (24); 11º lugar, Complexo Educacional Padre Ibiapina-CEPI (21); 12º lugar, Centro Educacional Pedro Amorim-CEPA (21); 13º lugar, escola Estadual Prefeito Manoel Montenegro (08); e, 14º lugar, Degrau Colégio e Curso (sem pontuação).

Foto – Dailson Machado/Jogos Estudantis

Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú
(84) 9106-1440 begin_of_the_skype_highlighting (84) 9106-1440 end_of_the_skype_highlighting
comunicacao@prefeituradoassu.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário