quarta-feira, 14 de março de 2012

Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo

Da Revista Exame


O Brasil permanece como o segundo país que mais consume cocaína no mundo, enquanto Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai ainda são passagem de drogasde outras partes da América do Sul rumo à Europa e América do Norte, segundo dados divulgados nesta quarta-feira O Departamento de Estado americano divulgou nesta quarta-feira o relatório anual “Estratégia para o Controle Internacional de Narcóticos”, documento que avalia a colaboração de outros países na luta dos EUA contra o tráfico de drogas.

Argentina

A Argentina continua sendo uma passagem crucial para a cocaína produzida na região da Cordilheira dos Andes e, embora o recém-criado Ministério de Segurança tenha trabalhado para melhorar o controle de narcóticos, o “lento processo” de execução somado à queda da cooperação com os EUA reduziu a capacidade de interdição.

As autoridades americanas consideram que os esforços antinarcóticos no México e na Colômbia obrigaram os traficantes a utilizar outras rotas no mercado. A redução das capacidades de interdição de drogas na Bolívia também “contribui de maneira significativa” ao aumento do trânsito de cocaína através da Argentina.

A droga mais consumida continua sendo a maconha, importada do Paraguai, mas o uso da cocaína cresceu e a Argentina se transformou no segundo maior mercado interno desta droga na América Latina, após o Brasil.






Nenhum comentário:

Postar um comentário