segunda-feira, 8 de agosto de 2011

IVAN JÚNIOR PARTICIPOU DE REUNIÃO EM RECIFE COM COMISSÃO DE DEFESA CIVIL DO SENADO

Atendendo ao convite da Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado, presidida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), o prefeito de Assú, Ivan Júnior, participou na manhã desta segunda-feira (08), em Recife, de reunião para discutir a reestruturação da Defesa Civil Nacional e os mecanismos de prevenção e enfrentamento de situações emergenciais no país.

O evento ocorreu no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco, localizado no 6º andar do anexo 1, na capital pernambucana, reunindo prefeitos e representantes de órgãos de defesa civil estaduais e municipais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana; presidente da Comissão, o senador Jorge Viana; além de outros representantes da política nacional e do estado de Pernambuco.

O grupo foi criado em março deste ano e tem o objetivo de propor alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil. A região Nordeste, por meio de Pernambuco, foi a última a sediar o encontro do colegiado, que realizou outras audiências nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

Ivan Júnior

Durante os debates o prefeito, Ivan Júnior, sugeriu a realização de obras preventivas visando minimizar causas e efeitos catastróficos previsíveis como os decorrentes de enchentes, desabamentos de encostas e outros do gênero. Ivan defendeu também medidas urgentes no sentido de elaborar e executar projeto de desassoreamento e contenção de inundações do rio Piranha/Açu, fator preponderante para continuidade da fruticultura e carcinicultura do Vale do Açu.

Para Viana, o Brasil precisa mudar sua cultura e cuidar da prevenção dos sinistros. Ele afirmou que na hora de lidar com o desastre natural, a defesa civil ganha importância no País, mas em seguida perde, e isso precisa ser invertido.

De acordo com as informações colhidas até o momento pela Comissão, algumas necessidades já foram apontadas. Entre elas, que é preciso elaborar um estudo abrangente sobre a vulnerabilidade da população a desastres naturais em todo o País.

Além disso, implantar um centro nacional e unidades regionais de monitoramento e alerta climático e de gerenciamento e logística em situações de desastre. Adotar medidas para criar uma cultura de prevenção, o que inclui o tratamento do tema nos currículos escolares e de formação, capacitação e aperfeiçoamento de recursos humanos.

O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, representou o ministro da Integração Nacional. Segundo ele , é preciso ouvir mais o Corpo de Bombeiros, porque os profissionais do setor sabem onde estão os maiores gargalos. O secretário também alertou para a necessidade de reformas na legislação que facilitem a liberação de recursos para o segmento. A reunião da Comissão de Defesa Civil contou, ainda, com a participação do líder do Governo na Assembleia, deputado Waldemar Borges, do PSB. (L.R.)

Nelson Dantas/ Assessoria Comunicação – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário