domingo, 29 de novembro de 2009

IMPORTANCIA ZPE´s


ZPE’s (Zonas de Processamento de Exportação) para o município de ASSU. “Me somo( KATIENE ) ao pronunciamento que faz o prefeito de ASSU IVAN JR. Depois de checar dados como IDH, população, números de escolas, taxa de alfabetização e atividades econômicas, lembro-me a ZPE do Vale do Assú como exemplo que também se destina ao atendimento de toda uma região. A importância de se enxergar os projetos das ZPE’s de maneira sistêmica e integrada.
“Estas ZPE´s – de Assú – se agregarão ao grandioso aeroporto de São Gonçalo do Amarante – e ao nosso porto de Natal, queira deus, neste espaço de tempo, já revitalizado – e formarão, todos juntos, um cabedal logístico de exportação, que sem a menor dúvida azeitará o desenvolvimento do RN.
Finalizo ressaltando que as ZPE’s são a síntese do anseio de desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que precisa de senso de urgência para que possam sair do papel.



ENTREVISTA CORREIO DA TARDE PREFEITO IVAN JÚNIOR SOBRE AS ZPE´s..No final do ano passado, a senadora Rosalba Ciarlini apresentou um projeto que prevê a criação de uma Zona de processamento para exportação (ZPE) para o Vale do Açu. Que benefícios essa ZPE, Caso seja implantada, trará para o Município?Este empreendimento, que nasceu por iniciativa do ex-prefeito Ronaldo Soares e foi produzido pelo consultor inglês Brian Tripler, beneficiará diretamente mais de 50 cidades do Rio Grande do Norte. As primeiras projeções indicam que mais de 50 mil empregos diretos e indiretos surgirão a partir de seu advento. Quero inclusive dizer que o projeto da ZPE do Sertão não cria nenhuma barreira para a ZPE que se pretende instalar em São Gonçalo do Amarante. Dificilmente, um Estado como o RN comportaria mais de uma ZPE, segundo especialistas. Por quais motivos essa ZPE deve ser implantada no Vale do Açu e não ao redor do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante?Acho que o Estado pode comportar os dois projetos sem qualquer problema. Se este projeto não fosse importante não teria merecido a atenção da senadora Rosalba Ciarlini. Agradeço à senadora por ter abraçado esta causa que, repito, não se limita só ao Assú ou a esta região. É um empreendimento que contemplará mais de 50 municípios e transformará definitivamente a economia do Estado. Não vejo um projeto como barreira do outro. Se há condições viáveis para termos as duas ZPEs porque razão devemos privar o Estado destes benefícios? Quem critica a ZPE do Sertão certamente não conhece o projeto. A idéia já foi levada inclusive ao Governo Federal. O prefeito Ronaldo Soares chegou a tratar do assunto pessoalmente com a ministra Dilma Roussef que ficou interessadíssima no assunto. Agora, é preciso que haja sensibilidade de toda a classe política e do Governo do Estado para que darmos um passo atrás, deixando de aproveitar esta oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário