Chegam hoje a Assú as duas primeiras ambulâncias do SAMU Metropolitano Oeste. A cerimônia de entrega dos veículos está marcada para as 17h, no Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, com presença do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, da secretária adjunta, Ana Tânia Sampaio, e da governadora Rosalba Ciarlini. A Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará para todo o Vale do Açu, servindo de mais um suporte de atendimento médico à população.
Ontem, o prefeito de Ipanguaçu, Leonardo Oliveira, anunciou que está oferecendo R$ 9 mil a qualquer médico que queira trabalhar no Programa Saúde da Família (PSF) do município. A Prefeitura pagará ainda R$ 500 por plantões extras, como forma de aumentar as vantagens do profissional que estão em falta em todo interior.
O prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante, presidente do Consórcio Intergestores Vale Unido, o G-12, disse que nem assim ele conseguirá segurar os médicos que só querem trabalhar no interior com salários bem acima dos tabelados.
Luizinho enfatizou que a chegada do Samu é importante porque fortalece a saúde do Vale que permanece debilitada. “Será uma injeção de vitamina na saúde que, podemos até dizer, quase não tem em nossa região”, enfatiza.
Para ele, a situação do hospital Nelson Inácio dos Santos ainda é precária por falta de profissionais e estrutura. “Essa unidade nunca foi tratada como um hospital regional”, reclama, lembrando que só recentemente foi feita uma mudança com a implantação do pronto-atendimento municipal.
A expectativa do presidente do G-12 é que o Samu sirva de base para problemas de maior complexidade da saúde de todos os municípios do Vale do Açu.
O governo anunciou que, além dos veículos – 01 de suporte avançado e 01 de suporte básico, cerca de 20 profissionais estão sendo capacitados pelas equipes do Samu Mossoró e Corpo de Bombeiros, para atuar nas ambulâncias.
Além de Assú, o Samu Metropolitano Oeste vai ser instalado ainda nos municípios de Mossoró, Caraúbas, Baraúnas, Apodi, Areia Branca, Pau dos Ferros e São Miguel.
Luiz Roberto Fonseca, coordenador geral do Samu, disse que a expectativa do governo é que dentro de trinta dias os municípios restantes recebam seus veículos. “Pretendemos dar seguimento ao processo de regionalização entregando mais seis ambulâncias de suporte básico para o restante dos municípios que compõem o Samu Oeste”, afirmou o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário