Já se encontra aberto o calendário de inscrições com vistas ao concurso de quadrilhas juninas (tradicional e estilizada) que se constitui num dos eventos pitorescos inseridos dentro da programação oficial da festa de São João Batista, padroeiro do município. De acordo com informação dada pelo secretário municipal de Juventude, Esporte e Eventos, Luis Dailson Machado, a expectativa é de que se registre um bom número de concorrentes nas duas modalidades.
O secretário declarou que espera que se inscrevam quadrilhas juninas de Assú e de outros municípios do Estado e, também, de outros Estados próximos, como Ceará, Paraíba e Pernambuco. Conforme o roteiro oficial da festa do padroeiro, o Festival de Quadrilhas Estilizadas significará o ponto de partida das manifestações festivas. O evento está previamente confirmado para o dia 13 de junho, um domingo, às 20h, no Anfiteatro Prefeito Arcelino Costa Leitão.
Por sua vez o festival de Quadrilhas Tradicionais está programado para o dia 15 de junho, uma terça-feira, no mesmo horário e local. As inscrições se processam diariamente, de segunda à sexta-feira, na sede da pasta municipal de Juventude, Esporte e Eventos, localizada no interior do Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro. Informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3331-6300. “Já estamos tomando uma série de providências com referência a outros acontecimentos dentro do São João”, disse Dailson Machado.
A partir de hoje (17) a Secretaria iniciou um roteiro de reuniões com pequenos vendedores e comerciantes que pretendem se instalar na área ao redor da Praça São João, onde haverá a principal concentração da festa do padroeiro. Nestas segunda e terça-feira, entre 14h e 18h, ocorrem as reuniões com os proprietários de carrinhos de venda de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas e caixeiros (vendedores com caixas de isopor).
Pauta de encontros vai ter desdobramento até a próxima sexta-feira
Na próxima quarta-feira (19) a programação envolverá os barraqueiros em geral, no mesmo horário: 14h às 18h. Na próxima quinta-feira (20) o encontro, entre 14h e 18h, será com os proprietários de traillers e carros de lanche rápido. Finalmente, na sexta-feira (21), entre 14h e 18h, com os demais vendedores que demonstrem interesse de trabalhar com venda do gênero – bebidas e lanches – durante todo o decorrer do período da festa de São João, padroeiro do município.
Fotos – Dailson Machado/Quadrilhas Juninas
Secretário encaminha relatório e plano de trabalho relativos à Operação Carro-Pipa
No dia de hoje (17) o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca e presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil, Paulo César de Brito, cumprindo orientação dada pelo prefeito Ivan Lopes Júnior, debruçou-se por sobre a elaboração do relatório e plano de trabalho do município com o objetivo de inserir Assú no raio de ação da Operação Carro-Pipa, do governo federal, operacionalizada por meio do Exército Brasileiro.
O procedimento atende a uma instrução proveniente do comando geral do 16º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM), sediado na capital do Estado. Na última semana o secretário acolheu o recebimento de expediente egresso da guarnição militar, dando conta da necessidade de que sejam atendidas algumas exigências burocráticas para que o município seja contemplado pela Operação Carro-Pipa. Tudo o que foi requisitado está sendo remetido nesta terça-feira (18).
Paulo Brito lembrou que, em março deste ano, endereçou ao órgão a reivindicação oficial, assinada por ele e pelo prefeito municipal, pleiteando que o Assú fosse beneficiado pela ação com o intuito de auxiliar o município no trabalho de atendimento às áreas rurais mais carentes em termos de abastecimento hídrico. “A Prefeitura já vem realizando um trabalho individual de socorro às populações rurais por conta da estiagem, mas é preciso que se verifique o apoio do governo federal”, justificou.
Ele frisou que o órgão já promoveu o levantamento de dados referente a Notificação Preliminar de Desastre (NOPRED), correspondente ao agravamento do quadro de estiagem em vários pontos do município. De acordo com informação do secretário, a coleta de indicadores é item indispensável para a produção do NOPRED que dará elementos para que o município busque auxílio externo para o enfrentamento da situação climática.
Confecção do NOPRED é um requisito para a habilitação do município
O secretário registrou que a confecção do NOPRED se constitui em requisito para que a administração esteja devidamente habilitada a solicitar a colaboração do Exército Brasileiro, por meio de concessão de carros-pipa, para garantir o abastecimento nas comunidades onde o problema de falta de água se revela mais preocupante. “O prefeito Ivan Júnior desde o início tem se mostrado sensível ao panorama de dificuldade da zona rural, mas é preciso que o poder público seja ajudado diante do crescimento do problema”, descreveu o secretário.
Fotos – Paulo Brito/Carro-Pipa
Campanha de vacinação contra a gripe suína prossegue por toda esta semana
De acordo com o calendário oficial divulgado pelo Ministério da Saúde esta é a última semana de realização da campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 (gripe suína) e a Influenza Comum e, por todo o decorrer desta semana, em Assú a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a convocação a todos os públicos-alvo da campanha imunizatória.
“Estaremos por toda a semana reforçando o chamamento a todos para que se vacinem e possamos desta maneira atingir a meta de 80% de cobertura vacinal”, declarou o secretário Jader Torquato do Rego Neto. Ele disse que o atendimento vacinal se verifica por intermédio dos postos do Programa Saúde da Família (PSF) e do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho.
O auxiliar da Prefeitura destacou que tem havido por parte do órgão todo o empenho no sentido de que seja cumprida a meta de 80% de cobertura vacinal. Registrou que houve duas etapas de massificação com os “dias D’s” realizados no mês de abril. A vacinação vai ter seguimento até a próxima sexta-feira, 21 de maio. Jader Torquato frisou que, se houver necessidade e existir estoque vacinal, a campanha vai ter prosseguimento em todo o município.
Programação vacinal foi dividia em cinco etapas distintas
O mapa da campanha foi dividido em cinco estágios compreendendo a seguinte clientela: trabalhadores em saúde, gestantes em qualquer idade gestacional, crianças entre seis meses e menos de dois anos, população de 20 a 29 anos de idade, população com 60 anos e mais de idade portadora de doenças crônicas e população situada na faixa etária de 30 a 39 anos. Paralelamente, desenvolve-se a vacinação contra a Influenza Comum voltada para pessoas a partir dos 60 anos de idade.
Foto – Jader Torquato
Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes viverá intensa programação
Uma grande manifestação marcará, amanhã, terça-feira, 18 de maio, em Assú, a passagem do Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi oficialmente instituída através da Lei Federal nº 9.970, de 17 de maio de 2000. A mobilização é articulada e organizada pela Prefeitura do Assú, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – órgão dirigido por Maíra Leiliane Oliveira Almeida.
O ato será materializado com a realização de uma marcha denominada “Caminhada de Valorização dos Direitos Humanos”. A secretária destacou que a programação contará com a participação de representações das escolas municipais, estaduais e particulares, integrantes de programas e projetos sociais e operação no município, além da comunidade em geral.
“O grande objetivo desta caminhada é procurar chamar a atenção da sociedade para a necessidade de estarem todos atentos e vigilantes para o abuso e exploração sexual de menores”, ressaltou a secretária Maíra Leiliane, adiantando que o prefeito Ivan Lopes Júnior deverá integrar-se à manifestação juntamente com outros integrantes da administração municipal.
A caminhada é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, apoiada por outros órgãos da administração local; o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA); o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente; e, Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). A manifestação começará a partir de 7h30.
Manifestação pública começará às 7h30 na Praça São João
A saída se observará na Praça São João, logradouro central da cidade. Em seguida, percorrerá o seguinte trajeto: Avenida Senador João Câmara, Rua João Pessoa, Rua Luiz Correia de Sá Leitão e Praça de Eventos Radialista Jota Keully. A programação será finalizada com um evento sociocultural na Praça de Eventos com a participação de grupos artístico-culturais dos diversos programas culturais mantidos pela Prefeitura Municipal e das entidades e instituições parceiras da realização.
Fotos – Maíra Leiliane/Exploração de Menores
Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú
(84) 9106-1440
comunicacao@prefeituradoassu.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário