quarta-feira, 5 de maio de 2010

Saúde pública prossegue com campanha de imunização contra a gripe suín

Apesar das contínuas alterações do calendário vacinal, em atendimento a instruções emanadas do Ministério da Saúde e que são reflexo do não-cumprimento de metas pré-estabelecidas, vai tendo continuidade a campanha de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 (gripe suína) em todo o município. Segundo informação do secretário municipal de Saúde, Jader Torquato do Rego Neto, o trabalho vai tendo seqüência com a expectativa de se chegar a 80% de cobertura em todos os estágios da vacinação.



O secretário admitiu que as contínuas modificações do calendário têm de alguma maneira comprometido o bom ritmo da campanha de vacinação. “É importante destacar que estas alterações não se verificam no âmbito municipal, elas surgem por decisão do próprio Ministério da Saúde e se aplicam a todo o território nacional”, esclareceu. Jader Torquato registrou que, em Assú, o processo de imunização vai tendo prosseguimento diariamente.



A vacinação observa-se todos os dias por intermédio do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho e das unidades de atendimento do Programa Saúde da Família (PSF) nos bairros e comunidades rurais. Ele frisou que, apesar de a estatística de cobertura estar abaixo da meta esperada, situação semelhante a que observa-se em praticamente todo o país, os indicadores de cobertura local têm se localizado acima do patamar nacional – aproximadamente 25% contra 22% dos números nacionais.



Processo de vacinação vai desenvolve-se até a próxima sexta-feira

O secretário municipal frisou que, até a próxima sexta-feira, 7 de maio, o órgão vai dando seguimento à campanha vacinal voltada para a imunização contra a gripe suína de pessoas a partir dos 60 anos de idade e portadoras de doenças crônicas; pessoas situadas na faixa etária dos 20 aos 29 anos; gestantes em qualquer idade gestacional; e, crianças na faixa etária de seis meses a menos de dois anos. Jader Torquato disse que, em decorrência da nova alteração do calendário nacional, ainda há dúvida se acontecerá no próximo sábado, 8 de maio, o “dia D” que estava originalmente previsto para realizar-se nessa data em todo o Brasil. “Ainda não temos condições de confirmar se vai ocorrer esse ‘dia D’”, informou, concluindo.

Foto – Campanha de Vacinação



Reportagem sobre programa de Cajucultura será incluída na grade do “Globo Rural”



A matéria jornalística que focalizou o programa de estímulo à Cajucultura desenvolvido pela prefeitura municipal do Assú terá oportunidade de ser exibido em cadeia nacional de televisão. A reportagem foi produzida por uma equipe da Inter TV – Cabugi, sucursal de Mossoró, na tarde do dia 26 de abril último no município. A Inter TV – Cabugi é a afiliada no Rio Grande do Norte da Rede Globo de Televisão.



Uma equipe da sucursal colheu imagens e material de áudio para uma reportagem especial sobre o programa de incentivo à cajucultura realizado pela municipalidade. Agora, a matéria fará parte da grade do programa dominical “Globo Rural”, segundo informação antecipada pela direção da sucursal. O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Paulo César de Brito, destacou que o programa de fomento à cajucultura foi implantado a partir de uma recomendação do prefeito Ivan Lopes Júnior.



O secretário enfatizou que a intenção do prefeito é fortalecer a atividade como instrumento de diversificação da cadeia produtiva rural do município e, consequentemente, gerando mais oportunidade de emprego e renda no campo. A prefeitura já iniciou a distribuição de um total de 12 mil mudas de cajueiro anão precoce em várias localidades rurais previamente cadastradas pelo órgão municipal. A proposta de incremento da cajucultura espelha-se no exemplo bem sucedido observado no projeto de assentamento de reforma agrária de Novos Pingos.



O prefeito municipal destacou que a comunidade de Novos Pingos é um exemplo para todo o estado de uma comunidade que soube aproveitar a potencialidade do caju para desenvolver um amplo programa que hoje gera emprego e renda e, também, divisas para o município, pois é um trabalho reconhecido inclusive fora do Rio Grande do Norte, apoiado por entidades e instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae) e a Fundação Banco do Brasil (FBB).

Programa compreende diversas comunidades rurais do município

A partir da experiência bem sucedida em Novos Pingos, o prefeito Ivan Júnior se sentiu estimulado a expandir o modelo para outras localidades. Mais de 80 famílias rurais estarão sendo beneficiadas neste primeiro instante. Na comunidade rural de Bom Lugar III serão atendidas com a doação de mudas de cajueiro anão precoce 11 famílias. No projeto de assentamento de reforma agrária de Novos Pingos serão atendidas 43 famílias. Na comunidade rural de Palheiros I serão favorecidas 06 famílias. Na localidade rural de Palheiros II a doação atenderá 12 famílias. Na comunidade rural de Bom Lugar II serão contempladas 10 famílias. Outras pequenas povoações também serão atendidas neste primeiro momento, representando a distribuição de 1.100 mudas de cajueiro anão precoce.

Fotos – Cajucultura/Globo Rural



Equipe de secretários visitará entidades comunitárias para discutir capacitação



A partir da instrução dada pelo prefeito Ivan Lopes Júnior que deseja ver a ação do poder público local cada vez mais presente e atuante no sentido de colaborar com iniciativas de geração de emprego e renda, um grupo de secretários municipais inicia nesta quinta-feira (06) uma agenda de visitas que tem por finalidade manter contato com grupos de trabalhadores que desenvolvem tarefas produtivas.



Seguindo a orientação do chefe do Executivo, ontem (04), houve uma primeira reunião de trabalho com este objetivo. O encontro registrou as participações dos secretários municipais Clebson Elves Corsino de Melo (Planejamento e Coordenação de Desenvolvimento), Maíra Leiliane Oliveira Almeida (Desenvolvimento Social), Paulo César de Brito (Agricultura, Pecuária e Pesca) e Reci de Oliveira (Articulação Comunitária).



Segundo informação de Clebson Corsino, “o prefeito Ivan Júnior tem ciência de que há uma série de atividades produtivas por meio de grupos comunitários e almeja contribuir para que estes trabalhadores sejam melhor qualificados e, consequentemente, haja agregação de valor aos seus produtos, elevando o potencial de rendimento do que eles produzem”. O secretário disse que, num primeiro momento, o trabalho focalizará o setor culinário em algumas povoações rurais.



Prefeitura viabilizará cursos adequados ao perfil de cada demanda

“Existem algumas comunidades aonde vem sendo realizado um excelente trabalho na produção de bolos, inclusive registrando uma boa penetração comercial fora do município”, ressaltou Clebson Corsino. Amanhã (06), a comitiva de auxiliares visitará “boleiros” nas associações comunitárias das localidades de Baviera, Novos Pingos e Limoeiro. O secretário de Planejamento e Coordenação de Desenvolvimento disse que será feita uma proposta de produzir um questionário levantando informações sobre os “boleiros” para que, em seguida, a prefeitura municipal inicie gestões para viabilizar os cursos que mais se adequam ao perfil da categoria.

Fotos – Clebson Corsino/Boleiros



Prefeitura licitará aquisição de equipamentos de ginástica para Academia da Terceira Idade



Empreendimento que se insere dentro da política pública priorizada pelo prefeito Ivan Lopes Júnior que tem por finalidade garantir uma melhor convivência para as pessoas da terceira idade, o projeto de implantação de uma academia de ginástica direcionada para esta clientela dará este mês um decisivo passo rumo à materialização. Por intermédio de edital de praça publicado ontem (04) no Diário Oficial do Município (DOM), é anunciada para o dia 13 de maio corrente a realização de uma licitação pública com este propósito.



A concorrência – Modalidade Convite nº 072/2010 – define para o próximo dia 13, quinta-feira da próxima semana, às 8h30, na sede da Comissão Permanente de Licitação (CPL), localizada no interior do Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro, o certame com o intuito de adquirir os equipamentos que farão parte do acervo da Academia da Terceira Idade (ATI). O investimento para a referida aquisição faz parte da Portaria nº 139, de 11 de agosto de 2009, da Secretaria de vigilância em Saúde e do Orçamento Geral do Município de 2010.



De acordo com informação prestada pelo secretário municipal de Saúde, Jader Torquato do Rego, é de aproximadamente R$ 40 mil o investimento que está sendo trabalhado pela administração com o objetivo de dotar a cidade de sua primeira academia popular. O projeto com este fim foi articulado na instância da Secretaria junto ao Ministério da Saúde, em Brasília. O secretário frisou que, apesar de o empreendimento voltar-se precisamente para uma clientela constituída por pessoas da terceira idade, hipertensos e diabéticos, toda a população em geral poderá ter acesso aos equipamentos de ginásticos públicos.



Jader Torquato declarou que a única restrição será feita às crianças. O gerenciamento da academia popular será feito pelo poder público e a coordenação ficará a cargo de um profissional devidamente qualificado na área de Educação Física. O secretário municipal de Saúde transmitiu que, para orientar corretamente às pessoas no que se refere às atividades físicas que serão disponibilizadas por meio da academia, o educador físico atuará em dois expedientes: 5h30 às 8h30 e de 17h às 20h. A localização da primeira Academia da Terceira Idade ainda está sob processo de definição.



Indicadores constatam que investimentos geram benefício aos idosos

O prefeito Ivan Júnior tem a pretensão de implantar academias do gênero noutros pontos do município. A Academia da Terceira Idade é um projeto que começou a ser desenvolvido no sul do país. Segundo estudos realizados por postos de saúde nos bairros dos municípios onde foram implantadas as academias, o número de consultas e o consumo de remédios das pessoas acima dos 60 anos de idade diminuíram em 30%. A academia é composta por diversos equipamentos para a prática de exercícios físicos ao ar livre, como alongar, fortalecer, flexibilizar, estimular a mobilidade articular, desenvolver a musculatura em geral e trabalhar a capacidade aeróbica.

Fotos – Academia da 3ª Idade



Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú
(84) 9106-1440
comunicacao@prefeituradoassu.com.br





Campanha de Vacinação.jpg

Academia da 3ª Idade3.jpg

Academia da 3ª Idade1.jpg

Academia da 3ª Idade2.jpg

Boleiros.jpg

Cajucultura.jpg

Globo Rural.jpg

Clebson Corsino.jpg

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário