segunda-feira, 3 de maio de 2010

Qualidade da merenda escolar permanece entre as preocupações da administração

A busca por uma qualidade sempre maior da merenda escolar servida ao alunado da rede pública municipal de ensino. É o que revela a secretária municipal de Educação e Cultura, Sandra Regina Meirelles Holanda Alves, destacando que, por orientação do prefeito Ivan Lopes Júnior, a administração tem investido maciçamente para alcançar um objetivo sempre crescente.



A diretoria da Secretaria, Eliane Soares, frisou que a alimentação servida aos estudantes é composta por gêneros nutritivos e que contém alguns produtos regionais como o jerimum, macaxeira e frutas típicas. O cardápio disponibiliza ainda bebida láctea muito apreciada pelos alunos. Eliane Soares destacou que a prefeitura celebrou parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).



O contrato teve por objetivo a complementação da alimentação escolar através do programa Compra Antecipada – Doação Simultânea e ação semelhante com o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) por meio do programa Compra Direta. “Tudo isso visando oferecer uma alimentação escolar cada vez melhor e nutritiva”, destacou a diretora da Secretaria.



A secretária de Educação enfatizou que o município oferece uma merenda que segue um cardápio elaborado por uma nutricionista primando pelo valor nutricional nas preparações. Sandra Alves registrou que no início do ano letivo aconteceu uma capacitação com as merendeiras, uma vez que foi modificado o cardápio das escolas, para que elas vivenciassem o preparo e o valor nutricional de todos os alimentos que fazem parte do cardápio, tornando a merenda sempre mais enriquecida.



Outra ação que pode ser destacada é a descentralização da merenda dos centros escolares de maior porte e que estão localizados na zona urbana do município. Atualmente, a merenda é entregue diretamente pelos fornecedores nos centros educacionais Edgar Borges Montenegro, Professora Luiza de França, Professora Nair Fernandes Rodrigues, Dr. Pedro Amorim (CEPA), Ivone Maria Bezerra Pessoa Gê e Comunitária Bela Vista.



Aquisição de produtos regionais contribui para fomentar atividade rural

A secretária municipal de Educação sublinhou que além de investir na qualidade nutricional do aluno e ainda contribuir com o crescimento e utilização da agricultura local, o município planejou para este ano, atender as orientações do governo federal, consumindo até 30% dos produtos da própria região, desde que existam agricultores que atendam as exigências da Resolução nº 38/2009 do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), aderindo assim a compra de gêneros alimentícios através da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar.

Fotos – Merenda Escolar



Escavações realizadas por empresa estadual precisam ser previamente comunicadas



Todos os serviços de perfuração realizados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) com o objetivo de reparar vazamentos do sistema de tubulação subterrânea no município necessitarão ser previamente informados à prefeitura municipal do Assú. Segundo informação do secretário municipal de Serviços Públicos, Samuel Fonseca de Assis, este procedimento é indispensável para que a prefeitura possa definir seu calendário objetivando a recuperação dos locais que serão alvo da atuação da empresa.



Samuel Fonseca explicou que esta ação consta do termo contratual firmado recentemente entre o poder público municipal e a empresa estadual. O secretário declarou que a prefeitura municipal do Assú celebrou contrato de parceria com a Caern para reposição da pavimentação em vias abertas para serviços de manutenção e desobstrução de vazamentos. “Pelo contrato, caberá à prefeitura arcar com a recuperação dos pontos onde houver escavação, mas pra isso a Caern terá que nos informar com antecedência para nos programarmos”, justificou.



Pelo documento assinado entre as duas instituições, a prefeitura realiza o serviço de recuperação do pavimento em trechos onde a Caern realize serviços de manutenção das redes de água e esgoto. Em troca, a Caern vai descontar o valor dos serviços de reposição da pavimentação do valor da conta de água paga pelo município. A realização dos serviços de retirada de vazamento, corte, ligação e reposição de ramais prediais de água e esgotos e construção de ramais prediais de água são algumas das atividades da Caern no município.



Custos do erário municipal serão deduzidos de conta de consumo de água

A parceria é importante porque o município agiliza a reposição e pode ter a dedução no pagamento da conta de água. As reposições da prefeitura municipal serão em locais onde haja intervenções da Caern para consertos nas redes de água e esgotos da cidade e não para as novas obras, cuja reposição da pavimentação permanece com as empresas contratadas pela Caern para execução das obras. O secretário municipal de Serviços Públicos frisou que o convênio eliminará uma preocupação permanente do prefeito Ivan Lopes Júnior. “A má qualidade dos reparos feitos pela Caern é reclamada pela população e vinha incomodando o prefeito”, explicou.

Foto – Samuel Fonseca



Creche modelo será uma das novas estruturas da Educação a partir de 2011



Empreendimento que já possui mais de 80% de sua estrutura física edificada, a futura creche infantil modelo, localizada no bairro Dom Elizeu, fará parte do elenco de empreendimentos que o prefeito Ivan Lopes Júnior inaugurará por todo este exercício e, a partir de 2011, será uma das futuras instalações públicas em funcionamento. O secretário municipal de Obras, Isaías Peres da Fonseca, transmitiu que o investimento global é da ordem de R$ 1,041 milhão.

O projeto é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o governo federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação, via programa Pró-Infância. O secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Infra-estrutura transmitiu que o projeto de engenharia está sendo executado levando em consideração as orientações estabelecidas pela Norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Estrutura disporá de instalações adequadas à porta dores de deficiência

O secretário municipal de Obras informou que a creche-escola infantil priorizará a acessibilidade, possuindo as adequações necessárias a fim de permitir seu uso por portadores de deficiência de qualquer espécie, criando e sinalizando rotas acessíveis, ligando os ambientes de uso pedagógico, administrativo, recreativo, esportivo e de alimentação (salas de aula, fraldários, bibliotecas, salas de leitura, salas de informática, sanitários, recreio coberto, refeitório, secretaria, etc.). A unidade infantil terá capacidade para absorver em tempo integral um contingente de 240 crianças.



Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú
(84) 9106-1440
comunicacao@prefeituradoassu.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário