A partir de hoje (25) os dois núcleos do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em Assú, iniciaram o calendário de inscrições grátis para uma pauta de cursos no âmbito de Fruticultura que será disponibilizada em parceria com outras entidades e instituições. Segundo informações prestadas pelo secretário municipal de Articulação Comunitária, Reci de Oliveira, os cursos se inserem entre as demandas surgidas para o enfrentamento às conseqüências do inverno rigoroso do ano passado.
“Esses cursos é parte integrante de todo um conjunto de ações que tem por objetivo atender as populações que mais foram castigadas pelos efeitos das chuvas que se registraram durante o período invernoso de 2009”, declarou Reci de Oliveira. “Essas ações refletem a imediata preocupação do prefeito Ivan Júnior no sentido de criar condições de sustentabilidade para as vítimas das enchentes no município”, complementou o secretário municipal de Articulação Comunitária.
Entre os parceiros de tal realização constam o Sindicato dos Trabalhadores rurais do Assú; o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS); o Sistema de Emprego e Renda do Rio Grande do Norte (SINE/RN); o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT); e, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em Assú a atividade ficará sob gestão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, dirigida por Maíra Leiliane Oliveira Almeida. “De um total de duas mil vagas para esses cursos no Estado o município de Assú foi contemplado com 610 vagas”, disse a secretária.
Cursos acontecerão simultaneamente na cidade e na zona rural
Além de turmas que serão constituídas na sede da cidade, existirão turmas em diversos pólos rurais. Esses pólos se distribuirão em várias localidades: Patativa do Assaré, Trapiá, Areia Branca Piató, Palheiros II, Santa Clara e outras. O público-alvo dos cursos é constituído por pessoas de ambos os sexos, alfabetizadas, maiores de 18 anos de idade, trabalhadores ora sem ocupação, cadastrado no sistema SINE e/ou beneficiários das demais políticas públicas de trabalho e renda. No ato de inscrição deve ser apresentada a Carteira Profissional, cédula de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante de renda familiar e comprovante de residência.
Fotos – Reci de Oliveira/Cursos de Fruticultura
Prefeito reafirma posição favorável à criação de novos cursos acadêmicos na UERN
Presente ao encontro realizado na tarde de ontem (24) na sede da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, em Natal, o prefeito Ivan Lopes Júnior renovou a disponibilidade da administração municipal de se associar aos esforços voltados para a ampliação dos cursos de graduação na instância do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. “A criação de novos cursos é um anseio da comunidade acadêmica e de toda a população do Assú e região”, disse o prefeito.
A reunião de ontem contou, além da participação do prefeito, com o vice-prefeito Alberto Luis de Lima Trigueiro; o reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros; o secretário estadual de Educação e Cultura, professor Otávio Augusto Tavares; a deputada federal Fátima Bezerra; o diretor-geral do Campus do Assú, professor Francisco Afrânio Câmara Pereira; e, o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Francisco Paulo de Morais. Houve a presença também de uma delegação de professores, servidores e estudantes do Campus.
Foi encaminhado que a direção-geral do Campus Avançado oficiará à Reitoria da instituição de ensino superior, em Mossoró, pleiteando a instituição de dois novos cursos na grade curricular da unidade universitária local. Por sua vez, a Reitoria formalizará o pleito, indicando a dotação orçamentária para subsidiar os cursos, à Secretaria Estadual de Educação e Cultura, para que idêntico procedimento seja verificado na alçada do Orçamento Geral do Estado em 2011. Essa providência deverá ser realizada até o mês de agosto, quando será elaborada a peça orçamentária da UERN para o exercício de 2011.
Prefeito se dispôs a discutir cessão de área física maior para o Campus
Ainda durante o encontro de ontem na capital do Estado foi debatido o aproveitamento de uma verba no valor de R$ 300 mil, conseqüência de uma emenda parlamentar sugerida pela deputada federal Fátima Bezerra, destinada à ampliar o espaço físico do Campus Avançado do Assú. O prefeito Ivan Júnior também se dispôs a amadurecer o diálogo com a UERN com referência acessão de um terreno do patrimônio público para que o Campus local seja relocado para uma área mais ampla. O chefe do Executivo já pôde tratar do assunto com o reitor Milton Marques e com o diretor-geral do Campus Avançado, Afrânio Câmara.
Foto – Reunião com UERN
Setor de infra-estrutura traçará agenda semanal de visitação a obras públicas
Por todo o transcurso da primeira semana de junho próximo a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação de Infra-estrutura, dirigida por Antonio Virgílio Ferreira Machado, se debruçará por sobre a confecção de um calendário de visitação a empreendimentos públicos em todo o município. De acordo com informação antecipada pelo secretário, a intenção é promover semanalmente um itinerário de visitas às várias obras já executadas e em execução sob responsabilidade do poder público municipal.
O secretário adiantou que, nessa programação, será mobilizado todo o contingente sob jurisdição administrativa da pasta de Planejamento e Coordenação de Infra-estrutura: secretários municipais de Obras (Isaías Peres da Fonseca), Serviços Públicos (Samuel Fonseca de Assis) e Urbanismo (Karla Rachel Soares Bezerra), além do corpo de engenheiros e técnicos da Prefeitura Municipal. “O objetivo é permitir à equipe ver de perto a situação de todas as instalações públicas já executadas e que estão em processo de construção”, declarou.
Visitação permitirá observar qualidade serviços públicos
Antonio Virgílio registrou que, com a visita, será possível à equipe de Infra-estrutura da Prefeitura observar se os serviços foram e estão sendo realizados adequadamente. O secretário municipal que existe a preocupação do prefeito Ivan Lopes Júnior no sentido de garantir que todos os empreendimentos públicos sejam construídos com qualidade. Afirmou que a vistoria técnica compreenderá tanto instalações localizadas na sede do município como na área rural. O titular da pasta municipal de Planejamento e Coordenação de Infra-estrutura afirmou que a idéia é escolher um dia da semana – possivelmente a terça-feira – para promover a visitação.
Foto – Antonio Virgílio
Prefeito autoriza novamente antecipação da folha de pagamento dos servidores
Outra vez haverá a antecipação da folha de pagamento dos funcionários públicos municipais mediante prévia autorização do prefeito Ivan Lopes Júnior. É o que transmite o secretário municipal de Administração, Francisco das Chagas Soares. O calendário de pagamento, elaborado desde o inicio da gestão, previa o desembolso para os dias 28 (sexta-feira) e 31 (segunda-feira) próximos. Porém, com a autorização do gestor, a folha será integralmente quitada nos dias 27 (quinta-feira) e 28 (sexta-feira).
O secretário Francisco Soares reiterou que a medida é reflexo da prioridade definida pela administração com referência à folha de pessoal. “O prefeito tem reiterado sempre que a pontualidade no tocante aos salários dos servidores é a principal prioridade de seu governo”, frisou. Destacou que a manutenção da regra traduz todo o equilíbrio econômico-financeiro da municipalidade. O itinerário anual de pagamento foi publicado por intermédio do exemplar do dia 14 de janeiro de 2010 do Diário Oficial do Município (DOM).
Cronograma de pagamento possibilita comodidade ao servidor
O chefe do Executivo ressaltou que com o calendário todo servidor público saberá com antecedência a data em que o valor de sua remuneração mensal será depositada em conta bancária. O prefeito municipal registrou que “com a instituição do calendário de pagamento é dado o direito a todo funcionário público da prefeitura do Assú de programar seu orçamento pessoal e familiar sabendo quando receberá seu vencimento mensal”. No primeiro dia de pagamento serão contempladas todas as secretarias municipais com exceção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura – onde se concentra o maior contingente de pessoal da prefeitura -, cujo descontingenciamento será efetivado no segundo dia.
Foto – Ivan Júnior/Francisco Soares
Lúcio Flávio
Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal do Assú
(84) 9106-1440
comunicacao@prefeituradoassu.com.br
Ivan Júnior.jpg
Antonio Virgílio.jpg
Reci de Oliveira.jpg
Francisco Soares.jpg
Reunião com UERN.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário