quinta-feira, 28 de julho de 2011

PREFEITURA DO ASSÚ REALIZOU V CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

A prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, dia 26 de julho, a V Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no auditório da UERN de Assú, com inicio as 07:00 e término às 17:00 horas, tendo com tema “Todos usam o SUS”.

O evento reuniu, de forma ampla, representantes dos usuários, dos trabalhadores, dos prestadores e gestores do SUS (o prefeito do Assú, Ivan Júnior; o secretario estadual de Saúde, Dr. Comício Arruda e outros auxiliares do governo estadual; vereadores do município e auxiliares da municipalidade), com discursões focadas nas questões e condições de saúde da população e a gestão do SUS, expressando posições analisando e elegendo proposituras orientadoras do sistema.

Foram eleitos 12 delegados (6 representantes dos usuários, 3 representam os trabalhadores na Saúde e mais 3 defendendo os gestores) que participarão da VII Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, a se realizar nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2011, em Natal/RN, com o tema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro” e o eixo: “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”.

Coube a secretaria municipal de Saúde, Lucianny Edja Guerra da Massena, com sua fala promover boas vindas aos conferencistas ali presentes, que em nome do secretario estadual de Saúde saudou as autoridades, falou da importância do momento, valorizando o SUS, seus trabalhadores e usuários, finalizando agradecendo a todos e desejando bom trabalho.

Já Dr. Comício Arruda, secretario estadual de Saúde, citou as dificuldades e a necessidade de vencer os desafios que figuram nos estados e nos municípios, muitas vezes em razão do estado federal não se definir quanto ao percentual a ser por ele aplicado na saúde, enquanto os estados e municípios são legalmente obrigados aplicarem percentuais instituídos por Leis. Citou os avanços da saúde no âmbito federal, estadual e municipal como as ações do SAMU do interior, dos PSFs (Programa de Saúde da Família) e da Rede Cegonha. Finalizou afirmando a importância da V Conferencia e dos temos propostos.

Finalizando as falas o prefeito de Assú, Ivan Júnior, após cumprimentar a mesa, enfatizou ser essa a primeira vez que um secretario estadual da Saúde participa de uma Conferencia Municipal. Falou da importância da Conferencia para o aperfeiçoamento dos trabalhos, das propostas focando sempre o melhoramento dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde. Lembrou a importância de PEC 29 que regulamento e assegura o repasse para estados e municipios, sem que a União tenha um percentual definido em repasse para a Saúde. Queremos implantar em nosso município um Hospital destinado ao atendimento da Mulher e uma clínica especializada em recuperação de usuários de drogas, por sabermos, todos, serem esses dois eixos fundamentais no equilíbrio da família assuense.

Nelson Dantas

Assessoria de Comunicação

Prefeitura Municipal do Assú

Nenhum comentário:

Postar um comentário