segunda-feira, 23 de março de 2009

POR ANDE ANDA O A-HA? A CAMINHO DO BRASIL




A-HA
com um nome fácil de lembrar, e cujo significado remete a exclamações positivas em várias línguas, o A-ha se tornou um fenômeno mundial 1985. Graças ao hit “Take on Me”, os noruegueses Morten Harket, Paul Waaktaar-Savoy e Magne Furuholmen ganharam as paradas de sucesso da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e depois, do mundo.

.Veja o clipe de "Take on me" O estouro veio graças ao criativo clipe de “Take on me”, dirigido por Steve Barron (o mesmo de “Billie Jean” [Michael Jackson] e “Money for nothing” [Dire Straits]). Utilizando a técnica da rotoscopia, em que o filme é primeiro gravado e depois transformado em animação, o clipe venceu em seis categorias no MTV Music Awards de 1986. O álbum “Hunting high and low” vendeu mais de 1 milhão de cópias nos EUA e ganhou o disco de platina no mesmo ano.

. Veja fotos da carreira do A-ha Ainda no auge do sucesso, a banda foi escolhida para fazer o tema de “007 – Marcado para morrer” (The Living Daylights). Outro grande momento do A-ha foi no Rock in Rio II, em 1991, quando o trio cantou para 198 mil pessoas no Maracanã. Um recorde de público que foi para o Guiness Book. A apresentação também virou o clipe de "Early Morning". No entanto, o sucesso estrondoso gerou não só milhões como também insatisfação aos músicos. “O que mais podemos alcançar?”, questionou Morten na época, entediado e avesso à fama. Os três resolveram, então, seguir carreira solo. Morten e Paul gravaram discos, enquanto Mags se dedicou às artes.

PESQUISA KATIENE SOARESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário