terça-feira, 17 de março de 2009


Sônia Maria Vieira Gonçalves, mais conhecida como Susana Vieira, (Nasceu São Paulo, 23 de agosto de 1942) é uma atriz brasileira.
Seu pai, Marius Vieira Gonçalves, era militar e foi adido militar na embaixada do Brasil em Buenos Aires. A mãe de Susana, Maria da Conceição Gonçalves, trabalhava no consulado, daí adveio o casamento e o nascimento dos filhos. Como acontece com famílias de diplomatas, Susana viveu em vários países e teve uma educação esmerada, tendo aprendido vários idiomas. Susana (Sônia) nasceu na Maternidade São Paulo, na capital paulista. Sua primeira infância foi entre Montevidéu, Buenos Aires e Londres. Foi em Buenos Aires que ela estudou balé, apresentando-se várias vezes no Teatro Colón, melhor teatro daquela cidade. E foi ainda através da dança que, já no Brasil, apareceu num programa da TV Tupi de São Paulo, em 1960. Ganhava cachê, não era contratada, mas começou a participar de vários "TV de Vanguarda" e "TV de Comédia".
Sua primeira aparição na televisão foi 1963, logo depois de ter se formado em balé clássico pelo Teatro Municipal de São Paulo, como parte do corpo de baile da TV Tupi, dançando nos programas durante a apresentação dos cantores. Foi lá que o diretor Cassiano Gabus Mendes a viu e, achando-a bonita, começou a coloca-la no elenco de teleteatros e telenovelas. Ao casar-se com o diretor Régis Cardoso, interrompeu a carreira artística para ser dona-de-casa, mas, depois que nasceu seu único filho, voltou ao trabalho.
Estréia no cinema em 1974 em O Forte, mas faz poucos filmes, dedicando-se muito mais à televisão, onde coleciona papéis marcantes. Fez telenovelas na TV Tupi, TV Record e na TV Excelsior. Foi contratada pela TV Globo em 1970, estreando em Pigmaleão 70, e se tornou um dos príncipais nomes da emissora.
Seu papel de maior destaque foi a Nice de Anjo Mau (1976) escrita por Cassiano Gabus Mendes, sua primeira protagonista na Rede Globo. A atriz chegou a ser agredida algumas vezes na rua por conta das maldades que sua personagem fazia na trama, porém o público não a perdoou e teve até abaixo assinado para que a babá morresse no fim da novela e o autor escreveu a morte de Nice no último capítulo do folhetim. A atriz também se destacou em outros trabalhos como a insegura Marina Steen de A Sucessora (1978) e a arrogante Branca Letícia de Barros Mota de Por Amor (1997), ambas de Manoel Carlos.
Apesar de ter feito inúmeras telenovelas, Susana só interpretou mais quatro vezes a protagonista, além da famosa babá. Foram elas:
Ana, de A Próxima Vítima (1995).
Marta, de Bambolé (1987).
Marina, de A Sucessora (1978).
Maria do Carmo, de Senhora do Destino (2004)
Em 1981, posou nua para a extinta revista Status Plus. Em 1983 aceitou o convite para atuar numa telenovela mexicana, Profesión: Señora. A oportunidade surgiu com o sucesso na América Latina de A Sucessora.
Recebeu, em 2002, uma homenagem especial durante a entrega do Prêmio Austragésilo de Athayde, oferecido pela Academia Brasileira de Letras. No mesmo ano participou do CD do cantor Alexandre Pires, Minha vida, minha música, em que Susana narra a faixa de abertura.
Em 2006, participou do quadro Dança no Gelo, do Domingão do Faustão, sendo a segunda a deixar o programa, em 27 de Agosto, 2006.

Casamentos & família
Em 1961, casa-se com Régis Cardoso, com quem teve um filho, Rodrigo Otávio Cardoso, em 19 de setembro de 1964. Divorcia-se em 1972.
Em 1986, casa-se com Carson Gardeazabal, de quem se separa em 2003. Não tiveram filhos.
No dia 30 de setembro de 2006, Susana Vieira casa-se com o então policial militar Marcelo Silva, 28 anos mais jovem, no Rio de Janeiro. Os dois haviam se conhecido no carnaval do mesmo ano. No dia 10 de novembro de 2008, ela mesma põe fim ao casamento, após descobrir que o marido tinha uma amante, Fernanda Cunha. Não tiveram filhos. Marcelo foi encontrado morto em 11 de dezembro de 2008, no Rio de Janeiro, por overdose de cocaína, à qual era adicto desde os catorze anos. Dois meses depois da morte de Marcelo, Susana revelou que o ex-marido roubou dela dinheiro, jóias, e chegou a filmá-la tomando banho para chantageá-la, pedindo R$ 500 mil pela gravação.
Susana é irmã de Sérgio Ricardo Vieira Gonçalves, Sérvulo Augusto Vieira Gonçalves, Susana Vieira Gonçalves, também atriz, e Sandra Vieira Gonçalves. A atriz é ainda avó de Bruno de Sousa Cardoso e Rafael de Sousa Cardoso.

PESQUISA: KATIENE SOARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário